quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OUTRA FRENTE FRIA CHEGANDO NO RS, CAUSA DESTRUIÇÃO EM PORTO ALEGRE



Nas imagens do dia 29.01.2016 das 18h, vemos a frente fria avançando do Uruguai e Argentina, aumentando de intensidade com umidade que chega também do norte, no Paraguai.

DESCARGAS ELÉTRICAS



Tempestade com granizo e vento de 119,5 km/h provoca estragos em Porto Alegre, RS

Tempestade com granizo e vento de 119,5 km/h provoca estragos em Porto Alegre, RS
Porto Alegre RS 29 01 16 Fernando Oliveira 1
Uma intensa célula de convecção profunda atingiu boa parte do município de Porto Alegre na noite desta sexta-feira (29) provocando transtornos à população e muitos estragos.
Até o final da noite, a Defesa Civil havia confirmado destelhamentos de construções, quedas de árvores, placas de publicidade e postes em diferentes pontos da capital gaúcha.
Muitos bairros tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso devido à queda de árvores e galhos na fiação elétrica, o que também prejudicou o trânsito em avenidas e ruas.
Parte do teto de um shopping cedeu e ao menos uma pessoa teria ficado ferida, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Hospital das Clínicas teve vidros estilhaçados e salas alagadas com a tempestade.
Além de estragos causados pelo vento forte, também houve registro de precipitação de granizo em bairros das Zonas Norte, Oeste e Sul, além do Centro e farta precipitação, o que resultou em pontos de alagamentos.
O caso mais grave apurado até o início da madrugada foi de um edifício que teve parte de sua estrutura afetada pela tempestade e caindo sobre um ônibus. No Lago Guaíba, um catamarã naufragou após o vento intenso, segundo o Corpo de Bombeiros. Em ambas as ocorrências, o número parcial de vítimas não foi informado.
Porto Alegre RS 29 01 16 Fernando Oliveira 1
Porto Alegre RS 29 01 16 Fernando Oliveira 1
Dados meteorológicos
A estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aferiu rajada máxima de vento de 119,5 km/h e precipitação acumulada de 37,4 milímetros entre as 22 e 23 horas (Brasília-verão).
A rede de pluviômetros automáticos mantida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) contabilizou até a 0 hora deste sábado (30), precipitação acumulada de 40 mm no bairro Hípica e 34 mm nos bairros Cristal e Serraria.
Já dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional“Salgado Filho” registraram rajada de vento acima de 50 km/h entre as 22h05min e 23h10min sendo a rajada máxima, de 87 km/h, registrada no primeiro horário e outra também forte, de 70,4 km/h, às 23h10min.
(Crédito das imagens: Diori Vasconcelos - Fernando Oliveira – João Pedro Gaelzer via WhatsApp DONTM (18) 99681-1555)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)


JORNAL ZERO HORA

Cisne Branco vira durante tempestade em Porto Alegre

Não havia passageiros ou tripulantes na embarcação

Por: Karina Sgarbi
30/01/2016 - 01h13min | Atualizada em 30/01/2016 - 11h05min

Cisne Branco vira durante tempestade em Porto Alegre Jefferson Botega/Agência RBS
Na manhã de sábado, barco estava submerso no GuaíbaFoto: Jefferson Botega / Agência RBS
Um dos ícones de Porto Alegre, o barco Cisne Branco, que há décadas realiza passeios turísticos pelo Guaíba, afundou devido à força do temporal. Na manhã deste sábado, ainda era possível ver a lateral da embarcação sob a água turva. 
Proprietária do barco há 38 anos, Adriane Hilbig estava no Farol de Santa Marta, em Santa Catarina, quando um de seus marinheiros telefonou apavorado, por volta das 22h de sexta-feira. O fundo da estrutura — de 40 metros de cumprimento, três andares e capacidade para 200 passageiros — estava cheio d'água. O marinheiro relatou que ondas fortes batiam contra o casco, balançando a embarcação. Ele deixou o local e conseguiu se salvar, mas não foi possível evitar o desastre. 
Preocupada, Adriane deixou Santa Catarina com o marido ainda durante a noite. Chegou a Porto Alegre por volta das 3h. Na manhã de sábado, observava o patrimônio perdido com tristeza, mas sem perder o otimismo.
— Nunca tinha acontecido nenhum acidente com o barco. É uma grande tragédia, mas a gente vai fazer de tudo para recolocar o barco no lugar — disse a proprietária.
O Cisne Branco fez a última viagem às 18h30min de sexta-feira e voltou ao Cais Mauá às 20h. Adriane entrou em contato com um engenheiro naval para pedir um estudo e saber quanto custará para recuperar o barco.  
Conforme o sargento Carlos José da Silva Costa, do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, o Catamarã, que faz a travessia Porto Alegre-Guaíba, também chegou a se soltar durante a tempestade, mas foi preso depois.
Confira a galeria com fotos do dia seguinte ao temporal em Porto Alegre:


PRAIA DE BELAS

 











WEBCAM AO VIVO
PORTO ALEGRE

Atual

FARROUPILHA
Webcam Farroupilha (Brazil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário