terça-feira, 17 de maio de 2016

NEVASCA MAIS TARDIA DESDE 1941 CAIU NOS EUA



Imagem do Radar do dia 16.05.2016, mostra em azul a neve que ainda cai nos EUA e Canadá.


Nevasca mais tardia desde 1941 é verificada em Caribou, Maine, Estados Unidos

Nevasca mais tardia desde 1941 é verificada em Caribou, Maine, Estados Unidos
internacional 16 05 16 4
O deslocamento de um sistema frontal entre o leste do Canadá e o nordeste dos Estados Unidos provocou nevascas tardias e incomuns nas últimas 24 horas em vários municípios, principalmente do estado de Maine.
De acordo com o escritório estadual do National Weather Service (NWS) localizado em Caribou, desde 1941 não se registrava uma nevasca tão tardia. O último evento de 75 anos atrás ocorreu no dia 18 de maio.
A nevasca desta segunda-feira (16) é considerada a segunda mais tardia, o que obrigou o fechamento de rodovias e o aeroporto local. Várias residências ficaram sem eletricidade devido ao rompimento de cabos.
Dados meteorológicos
Na cidade de Perham foram registrados 7,5 centímetros de neve, o maior volume que se tem registro para um mês de maio na região.
Em Caribou, dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do aeroporto local reportaram por várias vezes ao longo do dia, a codificação de intensa queda de neve, além de visibilidade mínima horizontal de 400 metros, apenas e temperatura mínima de 0°C e máxima de tão somente 3°C.
internacional 16 05 16 4
internacional 16 05 16 4
internacional 16 05 16 4
internacional 16 05 16 4
internacional 16 05 16 4
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/NWS)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)


BBC Brasil

Temperaturas globais bateram recorde em abril, mostra mapa da Nasa

  • 16 maio 2016
Image copyrightNASA
Image captionAs regiões em vermelho mostram os locais onde a temperatura subiu mais no mês passado
O mês de abril foi o sétimo seguido a bater recordes de temperatura global, segundo um mapa da Nasa, a agência espacial americana.
Os dados mostram que o mês passado quebrou o recorde para abril pela maior margem já registrada – foi o terceiro mês consecutivo em que esse recorde foi quebrado.
Usando a temperatura média analisada pela Nasa no período entre 1951 e 1980, abril de 2016 teve uma temperatura igual a de janeiro.
Fevereiro e março registraram temperaturas mais altas que a média desse período, enquanto abril destroçou o recorde anterior, estabelecido em 2010, por 0,24º Celsius.
“A circunstância lamentável que temos agora é a soma de um intenso fenômeno El Niño que foi potencializado pelo aquecimento global”, disse Christina Figueres, secretária-executiva da Convenção da ONU para Mudanças Climáticas.
“Todas essas quebras de recordes nas temperaturas e as implicações disso - como o recorde no número de incêndios e as secas na Índia - nos fazem lembrar que não podemos fazer nada a não ser acelerar planos com soluções. Não temos outra opção a não ser acelerar essa agenda”, afirmou.
Várias regiões do hemisfério Norte, incluindo o Estado americano do Alasca, registraram temperaturas muito altas em abril – um padrão que se repetiu em meses anteriores.

Image captionO mapa do Inmet mostra o aumento de temperatura em abril de 2016

Brasil

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que o Brasil seguiu o padrão global de aumento de temperatura no mês passado.
No período histórico entre 1981 e 2010, algumas regiões, especialmente Sul, Centro e Nordeste do país, registraram aumento de até 3º Celsius. Na comparação mensal, abril também registrou aumento de temperatura em relação ao mês anterior.
Na análise anual do mapa do Inmet, o mês de abril de 2016 mostra aumento de temperatura de maneira mais generalizada e acentuada no país comparando o mês nos últimos 53 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário