segunda-feira, 16 de maio de 2016

CICLONE EXTRATROPICAL AGITA O ATLÂNTICO SUL



Imagem das 09h de 16.05.2016 mostra a formação do ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul e causará agitação marítima com ondas de 3m no litoral sul do Brasil.




       Previsão de ondas para os próximos dias.





Criciúma News

Defesa Civil avisa que ciclone extratropical trará ventos fortes ao litoral

(foto: Portal Feliz/ilustrativa)
(foto: Portal Feliz/ilustrativa)
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (17) sobre a chegada de um ciclone extratropical ao Litoral Catarinense.
Confira:
“Um ciclone extratropical posicionado no oceano próximo à costa do Uruguai, provoca vento forte e mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (16) e boa parte da manhã de terça-feira (16) o vento forte e persistente de sudoeste e sul com rajadas de 60 a 70 km/h, causa forte agitação marítima deixando o mar muito agitado a grosso, com ondas altas e picos de onda de 3,0 m a 4,0 m.
Vento e altura de onda acima desses valores são previstos para áreas afastadas da costa e ao sul de Florianópolis.
Há risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.” 



DO CLIMA TEMPO

Ciclone extratropical se forma no Sul

13/05/2016 às 18:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/05/2016 às 10:48
A população do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil deve ficar atenta para a ventania e mar muito agitado nesta semana. A passagem de um forte ciclone extratropical pela costa da Região Sul e de uma massa de ar polar pela costa da Argentina vão gerar os ventos fortes que vão deixar o mar agitado, com grandes ondas.
O ciclone extratropical se intensifica durante a segunda-feira e a pressão atmosférica deve alcançar valores abaixo de 1000 hPa. Centros de baixa pressão com menos de 1000 hPa são considerados tecnicamente fortes e mais perigosos, pois a pressão do ar muito baixa é uma condição para o desenvolvimento de nuvens muito carregadas e ocorrência de ventos fortes.
O ciclone extratropical se afasta da costa do Sul e do Sudeste durante a terça-feira, 17 de maio, mas ainda vai estimular ventos fortes no litoral destas regiões. A partir do dia 18, o ciclone se afasta de vez para alto-mar diminuindo sua influência na costa brasileira.
Os ventos da forte massa de ar polar entram pelo litoral da Região Sul durante a terça-feira, 18 de maio, e reforçam a agitação marítima.

Ventania
Durante o domingo, a segunda-feira, 16, e terça-feira, 17 de maio, rajadas de vento de 70km/h a 90km/h poderão ocorrer na faixa litorânea entre o sul do Rio Grande do Sul e a região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro. As rajadas de vento continuam nos das 18 e 19, mas menos intensas, com máximos de até 70 km/h.
Entre os dias 16 e 18 de maio, os ventos devem soprar preferencialmente de sudoeste e de sul. A partir do dia 19, a direção dos ventos muda para sudeste e leste.

Mar agitado
Para este fim de semana, não há previsão de agitação no mar. As maiores ondas devem alcançar 1,0m do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. No domingo, o mar sobe um pouco e as ondas podem chegar a 1,5m
A grande agitação e elevação das ondas começa a ocorrer durante a segunda-feira, 16 de maio, podendo chegar a 2,5 metros em praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há risco de ressaca
O máximo da agitação marítima deve ser no dia 19 de maio. Grandes ondas, com picos de 2,5 a 3,0 metros poderão chegar ao litoral do Espírito Santo e ao litoral norte do Rio de Janeiro, com risco de ressaca.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta 

sobre a formação do ciclone extratropical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário