segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ALTA DA BOLÍVIA FORMA PODEROSA CORRENTE DE JATO SOBRE O RS



Imagem animada das 11h de 21.12.2015, mostram a ALTA DA BOLÍVIA formando uma corrente de jato, que leva umidade do EL NIÑO(no Pacífico) sobre a Cordilheira dos Andes, em direção ao Rio Grande do Sul, formando uma super-célula de tempestade.



Aqui as 11h, vemos a corrente de jato formando a super-célula de tempestade sobre o centro do Rio Grande do Sul.




Imagem visível das nuvens percebe-se as nuvens cumulonimbus e cirrus na frente da tempestade.




Rios transbordam e desalojam pessoas em Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, São Borja e Uruguaiana, RS

Rios transbordam e desalojam pessoas em Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, São Borja e Uruguaiana, RS
Com a chuva volumosa que caiu nos últimos dias em parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o nível de vários rios aumentou de forma significativa nas últimas 48 horas.
Na fronteira com o Uruguai, o nível do rio Quaraí subiu além da cota de alerta inundando áreas entre Barra do Quaraí e Quaraí. Neste último, segundo a Defesa Civil, 66 pessoas ficaram desalojadas.
A régua mantida pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Quaraí indicou nível de 10,91 metros às 20 horas (Brasília-verão) deste domingo (20), valor acima da cota de alerta de extravasamento que é de 5,68 metros.
Já em Itaqui, a cheia do rio Uruguai atingiu 122 famílias. Muitas perderam móveis e eletrodomésticos. No município de São Borja, pelo menos 60 famílias foram afetadas e em Uruguaiana, 56.
Em São Borja, o rio Uruguai que atingiu 12,39 metros na tarde de sexta-feira (18) baixou para 11,10 metros na noite deste domingo, mas ainda acima da cota de alerta para enchente que é de 9,50 metros, também segundo a ANA.
Em Uruguaiana, outra estação do órgão mostrou nível de 9,86 metros, ainda acima da cota de alerta que é de 7,30 metros.
Quarai RS 20 12 15 Defesa Civil
(Crédito da imagem: Divulgação/Defesa Civil)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário