quinta-feira, 24 de março de 2016

VÓRTICE CICLÔNICO LEVA POEIRA DO SAARA PARA A EUROPA


IMAGENS DO DIA  24.03.2016 mostram ainda muitas nuvens do vórtice ciclônico que levou poeira do deserto do Saara para a Europa.





Imagem do norte da África - LÍBIA.

Vórtice Ciclônico advecta poeira do Saara para a Europa

Vórtice Ciclônico advecta poeira do Saara para a Europa
internacional 23 03 16 1
O aprofundamento de um Vórtice Ciclônico (VC), sistema de baixa pressão atmosférica localizado em torno de cinco mil metros de altitude advectou enorme quantidade de ar quente e com grande carga de poeira para o sul da Europa nesta quarta-feira (23).
internacional 23 03 16 1
internacional 23 03 16 1
De acordo com autoridades italianas, várias cidades do sul e leste do país amanheceram cobertas por uma densa camada de poeira, ora intercalada por nuvens e chuva, ora por tempestades, literalmente de poeira, com muito vento.
A formação da baixa também espalhou grande quantidade de partículas de poeira sobre a Albânia, Bósnia, Croácia, Grécia e Montenegro.
No interior da Itália e em países a leste do Mar Adriático, a língua de poeira proveniente do Deserto do Saara foi substituída por tempestades com granizo, raios e ventos fortes.
Na Grécia, os serviços no porto de Corfu foram interrompidos pela manhã devido a completa falta de visibilidade após uma tempestade de areia.
Dados meteorológicos
Dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) de aeroportos da região reportaram a mudança brusca e não tão comum para a região.
Em Tivat, Montenegro, o aeródromo indicou rajada máxima de vento de 61,1 km/h e bruma, o que limitou a visibilidade para dois mil metros.
Em Crotone, província homônima, no sul da Itália, o aeródromo registrou areia e visibilidade mínima de mil metros.
E em Reggio Calabria, província também homônima, a codificação também indicou areia nas proximidades do aeródromo e visibilidade mínima de dois mil metros.
No extremo sul italiano, na Ilha de Malta, dados do Aeroporto Internacional de Malta reportaram tempestade de areia e rajada máxima de vento de 77,8 km/h, além de visibilidade mínima horizontal na pista de mil metros.
internacional 23 03 16 1
internacional 23 03 16 1
internacional 23 03 16 6
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Alfonso Zuccala – Gasterakos - Rocco Rizzo)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário