domingo, 20 de setembro de 2015

FORTE ATIVIDADE SOLAR HOJE



Forte atividade solar hoje, pode gerar tempestade eletromagnética na Terra.





ACOMPANHE A ATIVIDADE SOLAR NOS LINKS ABAIXO:

http://imprevisodotempo.blogspot.com.br/2015/04/mapa-ionosferico-em-tempo-real.html


http://www.apolo11.com/atividade_solar.php



Entenda o Gráfico
O gráfico acima mostra a previsão mais recente do possível deslocamento das partículas solares após um evento de ejeção de massa coronal (CME) observado na superfície do Sol.Pelo gráfico é possível verificar se as partículas se chocarão contra a Terra, sua data aproximada e também a pressão das partículas contra a magnetosfera, expressa em Newtons por centímetro cúbico.Importante: O gráfico é atualizado apenas se houver um evento significativo

TEMPESTADES SOLARES AFETAM A TERRA



ELETROMAGNETISMO E A IONOSFERA

Transferência de elétrons do Sol para a Terra.


A BÚSSOLA SE ORIENTA PELO CAMPO MAGNÉTICO





NÚCLEO(DE FERRO) MAGNÉTICO DA TERRA
Gira em alta velocidade quando o vento solar(neutrinos) aumenta e pode gerar os terremotos.





Qual é a função do núcleo da Terra?


Escrito por Emma Woodhouse Traduzido por Pamela Oliveira
         

Qual é a função do núcleo da Terra?
Abaixo da superfície da Terra há quatro camadas: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
O núcleo da Terra engloba um núcleo interno sólido e um externo líquido, ambos compostos majoritariamente por ferro. Fora dele existe o manto, e então a crosta, onde vivemos. Os cientistas acreditam que ele seja responsável pelo campo magnético da terra e pelas placas tectônicas.



Núcleo interno

O núcleo interno da Terra tem um raio pouco maior do que 1200 quilômetros. É composto de uma liga sólida de ferro, níquel e outro elemento mais leve - provavelmente oxigênio. Ele está esfriando desde que o planeta foi formado, mas sua temperatura ainda é próxima à da superfície do Sol. Devido à temperatura, o ferro contido nessa camada não pode ser magnetizado.

Núcleo externo

O núcleo externo tem uma espessura de 2200 quilômetros e é composto por uma liga líquida, também de ferro e níquel. Possui uma temperatura um pouco mais baixa que o núcleo interno, variando entre 4400 graus Celsius perto do manto e 6100 graus mais perto do centro. A mobilidade dessa camada permite a criação de correntes elétricas.

Campo magnético

O campo magnético da Terra não é resultado do núcleo interno, composto de ferro sólido, mas das correntes geradas na camada líquida superior a ele que deriva de um fenômeno chamado "efeito dínamo". A rotação do planeta, assim como os elétrons livres liberados por esses metais no núcleo líquido, ajuda a criar esse efeito por gerar as correntes. A combinação dos elétrons livres, núcleo externo líquido e velocidade de rotação tem um papel fundamental na criação do campo magnético. A força do campo depende dos três fatores.

Terremotos

Quando um terremoto ocorre, as ondas sísmicas são transmitidas a partir do epicentro através da Terra. Elas não passam pelo núcleo interno, mas o externo já é capaz de transmiti-las. Existem dois tipos de ondas sísmicas: compressionais, ou primárias (P), e de cisalhamento, ou secundárias (S). Quando qualquer uma delas passa pelo núcleo externo, elas são comprimidas e sua velocidade diminui consideravelmente. Devido à mudança de propriedades, essa ondas são chamadas de ondas K quando entram no núcleo. Quando elas voltam à superfície, podem ajudar os cientistas a descobrir onde o terremoto se originou.
http://www.ehow.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário