domingo, 8 de maio de 2016

VÊNUS SE APROXIMANDO DO SOL



IMAGEM DE VÊNUS SE APROXIMANDO DO SOL
Acima, um grupo de estrelas chamadas Plêiades passa pelo Sol bem atrás.

CARTA CELESTE DE 08 DE MAIO 



PASSAGEM DE MERCÚRIO PELO SOL













Acompanhe Mercúrio passando em frente ao Sol nesta segunda Por Redação | em 09.05.2016 às 07h45 


trânsito de Mercúrio pelo Sol

A partir das 8h da manhã desta segunda-feira (09) poderemos assistir ao fenômeno raro do planeta Mercúrio passando em frente ao Sol. O planeta aparecerá como um pequeno disco preto se deslocando em frente ao astro por algumas horas hoje, mas, para ver o espetáculo, é preciso utilizar equipamentos astronômicos adequados ou acompanhar as transmissões ao vivo pela web. Não vá olhar diretamente para o Sol! Esse fenômeno acontece 13 ou 14 vezes a cada século e por isso o registro do ocorrido nesta segunda-feira é tão importante. Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, tendo apenas 4.780 km de diâmetro, e dá a volta ao redor do Sol em 88 dias, passando entre a Terra e nossa estrela a cada 116 dias. E por que então esse fenômeno é tão raro? A resposta é simples: porque a inclinação da órbita do planeta faz com que ele pareça estar acima ou abaixo do Sol na maior parte do tempo.  O espetáculo começará às 8h12, no horário de Brasília, com previsão de término para as 15h24. Diversos sites transmitirão o fenômeno ao vivo pela internet, e talvez a transmissão mais interessante seja a da NASA pelo site da NASA Television, que captará as imagens diretamente do Solar Dynamics Observatory - seu observatório espacial dedicado exclusivamente para estudar o Sol. A agência espacial dos Estados Unidos criou um hotsite dedicado ao trânsito de Mercúrio em frente à estrela, e também programou um live event em sua página do Facebook.  Outra opção é acompanhar a transmissão do Slooh, uma comunidade de astrônomos e entusiastas da astronomia, que também acompanhará o espetáculo ao vivo. Quem preferir, pode acessar o canal da revista Sky & Telescope Magazine, que também exibirá ao vivo todos os momentos do trânsito de Mercúrio pelo Sol.




VÊNUS

Vênus é um planeta que derrete qualquer coisa que entra em contato, certo? Não totalmente. Dados da primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) foram analisados e trouxeram algumas informações fascinantes sobre a atmosfera do nosso vizinho mais próximo. Algumas partes de Vênus são muito, muito frias.

noticiasaominuto.com

Novas imagens de Vénus mostram nuvens estranhas

Nave japonesa Akatsuki quase não chegava à órbita de Vénus, mas os esforços trouxeram resultados.

© Nature / ISAS / JAXA
TECH ESPAÇO07:42 - 18/04/2016POR RUI DAMIÃO
Demorou cinco anos, mas a Akatsuki, a nave que está na órbita de Vénus e que foi lançada pela agência espacial japonesa, conhecida por JAXA, apresentou os seus primeiros resultados científicos.
PUB
Diz a Nature que a nave enviou algumas imagens do planeta que mostra nuvens ácidas extremamente detalhadas e um ‘arco’ misterioso na atmosfera de Vénus, como é possível ver na imagem acima.
A Akatsuki teve a sua rota corrigida depois de estar em órbita à volta do Sol. Apesar da viagem atribulada, Masato Nakamura, project manager da Akatsuki, afirma que os instrumentos da nave estão a trabalhar de forma “quase perfeita”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário