Imagem das 09h de 16.05.2016 mostra a formação do ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul e causará agitação marítima com ondas de 3m no litoral sul do Brasil.
Previsão de ondas para os próximos dias.
Defesa Civil avisa que ciclone extratropical trará ventos fortes ao litoral
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (17) sobre a chegada de um ciclone extratropical ao Litoral Catarinense.
Confira:
“Um ciclone extratropical posicionado no oceano próximo à costa do Uruguai, provoca vento forte e mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (16) e boa parte da manhã de terça-feira (16) o vento forte e persistente de sudoeste e sul com rajadas de 60 a 70 km/h, causa forte agitação marítima deixando o mar muito agitado a grosso, com ondas altas e picos de onda de 3,0 m a 4,0 m.
Vento e altura de onda acima desses valores são previstos para áreas afastadas da costa e ao sul de Florianópolis.
Há risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.”
DO CLIMA TEMPO
Ciclone extratropical se forma no Sul
13/05/2016 às 18:46
por Josélia Pegorim
Atualizado 15/05/2016 às 10:48
por Josélia Pegorim
Atualizado 15/05/2016 às 10:48
A população do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil deve ficar atenta para a ventania e mar muito agitado nesta semana. A passagem de um forte ciclone extratropical pela costa da Região Sul e de uma massa de ar polar pela costa da Argentina vão gerar os ventos fortes que vão deixar o mar agitado, com grandes ondas.
O ciclone extratropical se intensifica durante a segunda-feira e a pressão atmosférica deve alcançar valores abaixo de 1000 hPa. Centros de baixa pressão com menos de 1000 hPa são considerados tecnicamente fortes e mais perigosos, pois a pressão do ar muito baixa é uma condição para o desenvolvimento de nuvens muito carregadas e ocorrência de ventos fortes.
O ciclone extratropical se afasta da costa do Sul e do Sudeste durante a terça-feira, 17 de maio, mas ainda vai estimular ventos fortes no litoral destas regiões. A partir do dia 18, o ciclone se afasta de vez para alto-mar diminuindo sua influência na costa brasileira.
Os ventos da forte massa de ar polar entram pelo litoral da Região Sul durante a terça-feira, 18 de maio, e reforçam a agitação marítima.
Ventania
Durante o domingo, a segunda-feira, 16, e terça-feira, 17 de maio, rajadas de vento de 70km/h a 90km/h poderão ocorrer na faixa litorânea entre o sul do Rio Grande do Sul e a região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro. As rajadas de vento continuam nos das 18 e 19, mas menos intensas, com máximos de até 70 km/h.
Entre os dias 16 e 18 de maio, os ventos devem soprar preferencialmente de sudoeste e de sul. A partir do dia 19, a direção dos ventos muda para sudeste e leste.
Mar agitado
Para este fim de semana, não há previsão de agitação no mar. As maiores ondas devem alcançar 1,0m do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. No domingo, o mar sobe um pouco e as ondas podem chegar a 1,5m
A grande agitação e elevação das ondas começa a ocorrer durante a segunda-feira, 16 de maio, podendo chegar a 2,5 metros em praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há risco de ressaca
O máximo da agitação marítima deve ser no dia 19 de maio. Grandes ondas, com picos de 2,5 a 3,0 metros poderão chegar ao litoral do Espírito Santo e ao litoral norte do Rio de Janeiro, com risco de ressaca.
A meteorologista Josélia Pegorim comenta
sobre a formação do ciclone extratropical.
A meteorologista Josélia Pegorim comenta
sobre a formação do ciclone extratropical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário