Imagens do Radar e Satélite do dia 10 e 11.03.2016, mostram intensa frente fria sobre o centro-sul dos EUA. Uma corrente de jato leva umidade do Golfo do México.
Chuva de mais de 500 mm em 24 horas provoca enchentes devastadoras e mortes em Louisiana, Estados Unidos
Chuva de mais de 500 mm em 24 horas provoca enchentes devastadoras e mortes em Louisiana, Estados Unidos
O deslocamento de uma frente fria pelo sudeste dos Estados Unidos ao longo das últimas 24 horas provocou chuvas torrenciais e generalizada em pelo menos cinco estados. O mais castigado, no entanto, foi Louisiana, onde cidades inteiras ficaram alagadas após o transbordamento de rios.
Pelo menos três mortes foram confirmadas e atribuídas às enchentes, segundo informações divulgadas pela imprensa local.
O National Weather Service (NWS) classificou o evento como histórico, com precipitações até então não registradas oficialmente. Muitas casas ficaram inundadas e outras desabaram, bem como rodovias que foram destruídas por represas que estouraram ou rios que transbordaram de forma vertiginosa.
O governador John Bel Edwards declarou “estado de emergência” em diversas paróquias, assim como são chamadas as sub-regiões dentro do estado sendo Bossier Parish, a mais afetada. Nesta área, o serviço de meteorologia registrou impressionantes 20 polegadas de precipitação em apenas 24 horas, o que corresponde a 508 milímetros.
Usinas hidrelétricas em várias áreas abriram as comportas para evitar danos maiores nos reservatórios e à montante, mas, por outro lado, o grande volume de água liberado à jusante aumentou a proporção das inundações.
Rios também transbordaram em várias regiões dos estados de Arkansas, Mississippi, Oklahoma, Tennessee e Texas, que já havia registrado estragos nas últimas 48 horas com tornados e tempestades severas de granizo.
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – David Begnaud – Rusty Bailey - Reprodução/Vernon Parish Sheriff Dept)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário