terça-feira, 22 de março de 2016

ALTA DA BOLÍVIA TRAZ UMIDADE DO EL NIÑO


Imagem das 05h de 22.03.2016 mostra a ALTA DA BOLÍVIA( com pressão atmosférica de 1022hPa), que gira em sentido anti-horário, leva umidade do El Niño para o sul do Brasil e forma uma frente fria. Essa frente fria tem causado muita chuva, pois está associada a uma baixa pressão no Atlântico Sul.






Aqui vemos mais claramente o deslocamento de umidade em direção ao sul do Brasil.








JORNAL ZERO HORA


Frente fria passa pelo Estado

22 de março de 20160
Uma das imagens do amanhecer dessa terça-feira mostrava a maior quantidade de nuvens sobre o Estado devido a frente fria, sistema de chuva, que se formou ontem no Sul do Brasil e que hoje avança em direção ao PR.
Sem título
A frente traz um dia de muitas nuvens com chuva, especialmente agora de manhã e nas cidades do Centro para o Norte. Ao longo do dia com o deslocamento para o PR vamos ter aberturas de sol que começam pelas cidades do Oeste, Serra e Sul. Isoladamente agora de manhã poderá chover forte com temporais.
As temperaturas ao longo da tarde ficam entre 25 e 28ºC boa parte das cidades e entre 19 e 23ºC do Oeste a Serra.
QUARTA-FEIRA
A frente fria se afasta para o Sudeste do Brasil permitindo que um ar mais seco avance entre o Estado e o mar. Desta forma, o vento sopra de Sudeste que traz umidade do oceano deixando o Sul, Vale do Itajaí, Litoral e Norte com nuvens que permitem aberturas de sol, mas ainda com momentos de chuva leve passageira. Na faixa da Serra para o Oeste o sol aparece com tempo seco. As temperaturas da tarde não sobem muito em boa parte das cidades com previsão de 23 a 25ºC sem passar dos 18 a 20ºC na Serra.
TENDÊNCIA PARA O FERIADÃO
Se nada mudar deveremos ter a passagem de um centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil. Confirmando essa informação inicial a previsão indica chance de chuva bem forte entre a sexta-feira santa e a madrugada do sábado de aleluia. Vamos acompanhar!!

Chuva volumosa com muitos raios atinge cidades do PR e SC

Chuva volumosa com muitos raios atinge cidades do PR e SC
nacional 22 03 16 1
Áreas de instabilidade que por mais de 24 horas seguiram ativas entre o nordeste da Argentina e sul do Paraguai, também levaram temporais com grande carga de precipitação e muitos raios para municípios do sudoeste do Paraná e meio-oeste, planalto sul e oeste de Santa Catarina.
O aprofundamento da área de baixa pressão na madrugada desta terça-feira (22) tornou o ambiente ainda mais instável, onde temporais avançaram entre as regiões de Francisco Beltrão, Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná e Chapecó, Dionísio Cerqueira, Curitibanos, Joaçaba e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
Até o início da manhã, vários municípios registraram alagamentos ou enxurradas e interrupção no fornecimento de energia elétrica, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Por conta da chuva, o nível dos principais rios subiu nas últimas horas alagando áreas na zona rural, principalmente na divisa dos dois estados.
Chuva volumosa com muitos raios atinge cidades do PR e SC

Dados meteorológicos
Estações meteorológicas automáticas mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pluviômetros automáticos de propriedade do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) acumularam no período de 24 horas e até às 8 horas (Brasília) desta terça-feira (22) acumularam valores de precipitação de:
109,2 mm em Novo Horizonte, SC
89,2 mm em Pato Branco, PR
87,2 mm em Tangará, SC
84,0 mm em Palmitos, SC
79,4 mm em Curitibanos, SC
79,0 mm em Itá, SC
76,0 mm em Francisco Beltrão, PR
74,5 mm em Galvão, SC
74,0 mm em Videira, SC
73,4 mm em Coronel Vivida, PR
73,0 mm em Capinzal, SC
72,2 mm em Ponte Serrada, SC
68,4 mm em Saudade do Iguaçu, PR
66,0 mm em Chapecó, SC
64,2 mm em Clevelândia, PR
63,0 mm em Dionísio Cerqueira, SC
61,0 mm em Águas de Chapecó, SC
57,2 mm em Joaçaba, SC
57,0 mm em Maravilha, SC
52,0 mm em Dois Vizinhos, PR
50,8 mm em Rio do Campo, SC
50,0 mm em Abelardo Luz, SC
50,0 mm em Xanxerê, SC
A chuva também caiu em maior quantidade sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, entre municípios do centro-leste, nordeste, noroeste e norte do estado, com acumulados de 76,6 mm em Teutônia, 70,4 mm em Frederico Westphalen e 69 mm em Erechim.
nacional 22 03 16 1
(Crédito das imagens: Reprodução/Google/Weather Underground)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário