terça-feira, 10 de novembro de 2015

FORTE SUPER-CÉLULA NO RIO GRANDE DO SUL



Imagem das 09h de 10.11.2015 mostra corrente de jato formando super-célula sobre o Rio Grande do Sul(Brasil) e Missiones na Argentina, com nuvem chegando ao topo da troposfera(em lilás). Causou ventos fortes(até 144km/h), queda de granizo e chuva forte com trovoadas.




Descargas elétricas(raios) no momento da imagem:




No radar de SC vemos parte da super-célula chegando sobre a Serra Gaúcha e Catarinense, as 09h de 10.11.2015:



Radar de Cascavel(PR) mostra parte da super-célula sobre o norte do RS e oeste de SC:


Tempestade com vento de até 144 km/h provoca estragos em Alegrete, Bagé e São Borja, RS

Tempestade com vento de até 144 km/h provoca estragos em Alegrete, Bagé e São Borja, RS
Instabilidades organizadas que avançaram para o oeste e sul do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (10) provocaram estragos em municípios, principalmente devido às fortes rajadas de vento.
Em Alegrete, a Defesa Civil informou que casas foram destelhadas e árvores caíram, algumas sobre a fiação elétrica, o que comprometeu o abastecimento para alguns bairros, mas principalmente em comunidades da zona rural. Na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a rajada máxima de vento chegou a 44,6 km/h, mas segundo o órgão, o vento passou com muito mais intensidade em outros locais.
Já em Bagé, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que vários postes caíram, principalmente na zona rural e que toda a região teve o fornecimento comprometido. Casas também foram destelhadas e árvores caíram com as rajadas de vento que atingiram 144 km/h em outra estação automática de propriedade do Inmet.
E em São Borja, o Corpo de Bombeiros confirmou destelhamentos de construções e quedas de árvores e de postes. Os bairros mais afetados foram Passo e Vila Mario Roque Weis. Silos de armazenamento de grãos desabaram com as rajadas de vento. 
Bage RS 10 11 15 Augusto La Rocca 1
Bage RS 10 11 15 Augusto La Rocca 1
(Crédito das imagens: Augusto La-Rocca/Gabriela Fogliarini/RBS TV)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)


Chuva torrencial provoca alagamentos em Oberá, Misiones, Argentina

Chuva torrencial provoca alagamentos em Oberá, Misiones, Argentina

As áreas de instabilidade que avançaram para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (10) provocando temporais, antes, também despejaram muita água em diversos municípios da província de Misiones, no nordeste da Argentina.
Na região de Oberá, rios transbordaram ainda no início da manhã afetando boa parte da população. Muitas famílias ficaram desabrigadas e outras desalojadas, de acordo com as autoridades locais. Pelo menos 300 pessoas foram afetadas sendo o total de 65 famílias. Cerca de 38 residências apresentaram danos totais.
As autoridades informaram ainda que menos de três horas, a precipitação superou os 150 milímetros.
No lado brasileiro, fronteira com a Argentina, o pluviômetro automático operado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou precipitação acumulada de 149 milímetros em São Borja.
Argentina Obera Misiones 10 11 15 6 Digital 1
Argentina Obera Misiones 10 11 15 6 Digital 1
Argentina Obera Misiones 10 11 15 6 Digital 1
(Crédito das imagens: Reprodução/Google/Notícias 6)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário