No Pacífico Sul gira o super ciclone tropical WINSTON causado pelo fenômeno EL NIÑO.
Ciclone “Winston” atinge nível de “catástrofe” e governo evacua população de Fiji
Ciclone “Winston” atinge nível de “catástrofe” e governo evacua população de Fiji
Pequeno, porém, poderoso ciclone tropical “Winston” atingiu a categoria máxima da escala Saffir-Simpson de furacões/ciclones tropicais na manhã deste sábado (20) (local) no Oceano Pacífico.
Com núcleo bem próximo das Ilhas Fiji, o poderoso ciclone chegou à categoria 5, com ventos de 266 km/h, rajadas de 322 km/h, ondas de mais de 5,50 metros e pressão atmosférica inferior a 920 hPa, de acordo com o último boletim divulgado pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).
O poderoso “Winston” provocou nas últimas horas, destruição em parte da Ilha Vanua Levu, com centenas de casas destruídas e barcos naufragados.
O governo de Fiji emitiu alerta de imediato dada à periculosidade do ciclone e mais de 900 mil pessoas foram orientadas a sair de suas casas e procurar abrigos estratégicos.
O satélite GPM da Agência Espacial Americana (NASA), em sua varredura pelo planeta, mediu precipitação superior a 300 milímetros nas proximidades de Vanua Levu e nuvens com mais de 10 mil metros de altitude na parede envolta ao “olho” do ciclone.
Nos últimos dias, ainda na condição de um ciclone de categoria 2, “Winston” provocou estragos em Vava’u e Tonga.
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
As ilhas Fiji foram atingidas, neste sábado, pelo pior ciclone jamais registado neste arquipélago do Pacífico. Os habitantes permaneceram em casa e as autoridades impuseram o recolher obrigatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário