Perceba na imagem animada que as águas mais quentes vão em direção ao centro do Oceano Pacífico. Isso é o FENÔMENO EL NIÑO MODOKI e mudam os padrões de circulação do ar úmido, diminuindo as chuvas no sul do Brasil e a neve nos EUA.
O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas o Oceano Pacífico Equatorial. Há dois tipos de El Niño, Canônico e Modoki, que causam alterações diferentes no clima do planeta. Normalmente, o El Niño Canônico provoca muita chuva no Sul do Brasil e seca no Nordeste. Mas como atua o Modoki? Entenda como cada tipo de El Niño influencia o Brasil na explicação da meteorologista da Patricia Madeira em conversa com o meteorologista César Soares. El Niño Canônico x El Niño Modoki
O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas o Oceano Pacífico Equatorial. Mas nem sempre a elevação da temperatura ocorre de maneira uniforme. Dependendo que como acontece a distribuição do aquecimento da água, o El Niño é chamado de Canônico ou de Modoki. A palavra Modoki está em japonês e quer dizer “parecido, mas não igual”. A meteorologista Patricia Madeira, da Climatempo, explica o que é o El Niño Canônico e o El Niño Modoki.
Abaixo, temos as TSM no sul do Brasil que estão ALTAS, chegando até 2°C acima da média para essa época do ano. Isso causa aumento da temperatura do ar que se conserva a noite. Mesmo com frentes frias, estas já chegam aquecidas. Lembrando que o ar frio é que ajuda na condensação do vapor dágua para a formação das chuvas.
TEMPERATURA DO AR IGUAL A TEMPERATURA DO MAR: 27°C.
ISSO SE CHAMA "EFEITO ESTUFA", EXCESSO DE VAPOR DÁGUA DO MAR. ALTA UMIDADE. EFEITO SAUNA.
ISSO SE CHAMA "EFEITO ESTUFA", EXCESSO DE VAPOR DÁGUA DO MAR. ALTA UMIDADE. EFEITO SAUNA.
MetSul Meteorologia
QUE LUA! | Noite enluarada e quente em Porto Alegre
nesta quarta-feira. A fotografia é de Fernando Oliveira. Às
23h, a temperatura era de 27ºC em vários bairros da
Capital, marca elevada para o horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário