quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

EL NIÑO MODOKI INFLUENCIA O CLIMA AGORA








Perceba na imagem animada que as águas mais quentes vão em direção ao centro do Oceano Pacífico. Isso é o FENÔMENO EL NIÑO MODOKI e mudam os padrões de circulação do ar úmido, diminuindo as chuvas no sul do Brasil e a neve nos EUA.

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas o Oceano Pacífico Equatorial. Há dois tipos de El Niño, Canônico e Modoki, que causam alterações diferentes no clima do planeta. Normalmente, o El Niño Canônico provoca muita chuva no Sul do Brasil e seca no Nordeste. Mas como atua o Modoki? Entenda como cada tipo de El Niño influencia o Brasil na explicação da meteorologista da Patricia Madeira em conversa com o meteorologista César Soares. El Niño Canônico x El Niño Modoki

El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas o Oceano Pacífico Equatorial. Mas nem sempre a elevação da temperatura ocorre de maneira uniforme. Dependendo que como acontece a distribuição do aquecimento da água, o El Niño é chamado de Canônico ou de Modoki. A palavra Modoki está em japonês e quer dizer “parecido, mas não igual”. A meteorologista Patricia Madeira, da Climatempo, explica o que é o El Niño Canônico e o El Niño Modoki.



Abaixo, temos as TSM no sul do Brasil que estão ALTAS, chegando até 2°C acima da média para essa época do ano. Isso causa aumento da temperatura do ar que se conserva a noite. Mesmo com frentes frias, estas já chegam aquecidas. Lembrando que o ar frio é que ajuda na condensação do vapor dágua para a formação das chuvas.







TEMPERATURA DO AR IGUAL A TEMPERATURA DO MAR: 27°C.
ISSO SE CHAMA "EFEITO ESTUFA", EXCESSO DE VAPOR DÁGUA DO MAR. ALTA UMIDADE. EFEITO SAUNA.
MetSul Meteorologia
9 h
QUE LUA! | Noite enluarada e quente em Porto Alegre 
nesta quarta-feira. A fotografia é de Fernando Oliveira. Às
 23h, a temperatura era de 27ºC em vários bairros da 
Capital, marca elevada para o horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário