Imagem animada das 19h30min de 26.02.2016 mostra frente fria avançando sobre o Rio Grande do Sul formando instabilidades com chuva forte e trovoadas.
Imagem animada das 19h30min de 26.02.2016.
Chuva forte avança para Alegrete, Bagé, Canabarro, Dom Pedrito, Gravataí e Lajeado, RS
Chuva forte avança para Alegrete, Bagé, Canabarro, Dom Pedrito, Gravataí e Lajeado, RS
As nuvens se desenvolvem rapidamente nesta tarde de sexta-feira (26) sobre o estado do Rio Grande do Sul, onde várias pancadas de chuva, algumas de forte intensidade, já são observadas.
Os radares meteorológicos operados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) mostraram às 17h30min (Brasília), elevadas taxas de refletividade, com deslocamento preferencial para as regiões de Alegrete, Bagé, Canabarro, Dom Pedrito, Gravataí e Lajeado.
Com a falta de imagens do radar meteorológico instalado em Santiago, que define bem a refletividade que adentra pelo sudoeste gaúcho, a imagem de outro radar, o de Canguçu, embora fracionada e com péssima qualidade, conseguiu indicar o deslocamento de uma Linha de Instabilidade (LI) a partir do sudoeste e com deslocamento para as regiões de Alegrete e Dom Pedrito.
Nas últimas horas, estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportaram rajada máxima de vento de 72 km/h em Caçapava do Sul, 70,5 km/h em Quaraí e 65,1 km/h em Uruguaiana.
Outros núcleos de trovoadas, mas associados ao intenso calor, também provocam temporais nas regiões de Rio Grande e em parte da área metropolitana de Porto Alegre.
(Crédito das imagens: Reprodução/Decea/Redemet)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)