Forte atividade solar hoje, pode gerar tempestade eletromagnética na Terra.
ACOMPANHE A ATIVIDADE SOLAR NOS LINKS ABAIXO:
http://imprevisodotempo.blogspot.com.br/2015/04/mapa-ionosferico-em-tempo-real.html
http://www.apolo11.com/atividade_solar.php
Entenda o Gráfico
O gráfico acima mostra a previsão mais recente do possível deslocamento das partículas solares após um evento de ejeção de massa coronal (CME) observado na superfície do Sol.Pelo gráfico é possível verificar se as partículas se chocarão contra a Terra, sua data aproximada e também a pressão das partículas contra a magnetosfera, expressa em Newtons por centímetro cúbico.Importante: O gráfico é atualizado apenas se houver um evento significativo
TEMPESTADES SOLARES AFETAM A TERRA
ELETROMAGNETISMO E A IONOSFERA
Transferência de elétrons do Sol para a Terra.
A BÚSSOLA SE ORIENTA PELO CAMPO MAGNÉTICO
NÚCLEO(DE FERRO) MAGNÉTICO DA TERRA
Gira em alta velocidade quando o vento solar(neutrinos) aumenta e pode gerar os terremotos.
O núcleo da Terra engloba um núcleo interno sólido e um externo líquido, ambos compostos majoritariamente por ferro. Fora dele existe o manto, e então a crosta, onde vivemos. Os cientistas acreditam que ele seja responsável pelo campo magnético da terra e pelas placas tectônicas.
Núcleo interno
Núcleo externo
O núcleo externo tem uma espessura de 2200 quilômetros e é composto por uma liga líquida, também de ferro e níquel. Possui uma temperatura um pouco mais baixa que o núcleo interno, variando entre 4400 graus Celsius perto do manto e 6100 graus mais perto do centro. A mobilidade dessa camada permite a criação de correntes elétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário