IMAGEM DAS 08H DE 07.09.2016 MOSTRA O CICLONE COM PRESSÃO ATMOSFÉRICA DE 1002hPa E BAIXANDO A MEDIDA QUE ENTRA NO OCEANO COM RAJADAS DE VENTOS QUE PASSAM DOS 130KM/H.
ALERTA: VENTO SEGUE FORTE A INTENSO HOJE NO ESTADO | Potente ciclone extratropical tem seu centro nesta quarta-feira sobre o Atlântico a Sudeste do Chuí. Este sistema traz desde segunda-feira à noite muito vento e que ontem causou a queda de árvore de grande porte sobre um caminhão na RST-470 em Bento Gonçalves com a morte do motorista (foto). Hoje, quarta-feira, o ciclone traz mais um dia de muito vento para o Estado com rajadas mais fortes principalmente na Metade Leste, onde devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h na maioria dos municípios. Em pontos da Lagoa dos Patos e na área entre Mostardas e a parte Sul do Litoral Norte as rajadas podem atingir de 80 km/h a 100 km/h. Em Porto Alegre são esperadas rajadas tão ou mais fortes hoje que as observadas ao longo da terça-feira e que devem ficar entre 70 km/h e 80 km/h, devendo alcançar entre 80 km/h e 90 km/h em alguns pontos da cidade devido ao efeito ou das construções (prédios) ou topografia (relevo). Sob este cenário, espera-se a ocorrência de novas quedas de árvores na Capital, além de cortes localizados de luz que devem interferir na rede de sinaleiras de Porto Alegre. O vento deve ganhar mais força no decorrer da manhã, especialmente após 9h, e se manterá com rajadas fortes a intensas até o final da tarde ou começo da noite. Com o afastamento do ciclone, o vento perde força na quinta-feira e será fraco com períodos de moderado ao longo do dia na maioria das regiões gaúchas, mas a faixa costeira ainda pode ter rajadas fortes esporádicas amanhã. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall com foto da Polícia Rodoviária Federal).
GUAIBA COM CARA DE MAR | As rajadas de vento associadas ao ciclone entre 70 km/h e 80 km/h durante a manhã em Porto Alegre fizeram o Lago Guaíba ganhar aparência de mar pelas águas revoltas e as ondas. Quase uma realização da letra da música do Armandinho que diz “quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba". Competições chegaram a ser suspensas hoje no clube Veleiros do Sul devido ao forte vento. O vento segue por vezes forte nas próximas horas na área da Capital. (Meteorologista Estael Sias com foto de Fernando Oliveira).
ONDAS PODEM PASSAR DOS 3M DE ALTURA CHEGANDO A 6M.
DA REDAÇÃO: Diminuição da atividade solar e resfriamento dos oceanos podem provocar períodos mais frios nos próximos 20 anos
Publicado em 12/08/2013 18:39 e atualizado em 13/08/2013 15:15
Nenhum comentário:
Postar um comentário