segunda-feira, 25 de julho de 2016

CORRENTE DE JATO FORMA SUPER CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL



IMAGEM DO DIA  27.07.2016  À 01H.

   




        IMAGEM DAS 17H DE 25.07.2016




EM VAPOR D'ÁGUA PERCEBE-SE UMIDADE VINDO DA AMAZÔNIA.




                     CORRENTE DE JATO



PREVISÃO DE ONDAS GIGANTES




Criciúma News


Ciclone acompanhado de ventania prometido para o RS chega a SC nesta terça

(Foto: Metsul/divulgação)
(Foto: Metsul/divulgação)
(Foto: Metsul/divulgação) De acordo com o serviço de meteorologia da Epagri/Ciram, a frente fria acompanhada de um ciclone extratropical  que começa a chegar ao Litoral do Rio Grande do Sul já avança sobre Santa Catarina.
A previsão para esta segunda-feira (25) para as cidades catarinenses é de sol entre nuvens, aumento da nebulosidade  do Oeste ao Sul do Estado no final do dia. Nevoeiros na madrugada e inicio da manhã. A temperatura terá ligeira elevação no decorrer do dia.
Terça-feira (26): A Defesa Civil alerta para chuva com descargas elétricas. O dia começa com um sol tímido, mas  entre a tarde e anoite  há previsão pancadas de chuva com trovoadas, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. A temperatura começará a cair. No final do dia ventos  nordeste/noroeste, passando a oeste/sudoeste, moderado com intensas rajadas, devido à formação de ciclone extratropical na costa do RS.
Quarta-feira (27):  A passagem de uma frente fria mantém a condição de chuva fraca no início do dia. No decorrer da tarde, o tempo melhora e o sol volta a aparecer em SC.  Cairá vento  sudoeste, moderado, com rajadas mais intensas no litoral, devido ao ciclone extratropical na costa do RS.
Tendência de 28 de julho a 06 de agosto de 2016
Na maior parte do período, o sol predomina no Estado. Condição de chuva entre os dias 02 e 03/08, com a passagem de uma frente fria no litoral Sul do Brasil. Temperatura baixa nos dias 28, 29 e 30/07, e mais elevada no restante do período.
Alerta no RS
A MetSul Meteorologia está alertando desde a noite deste domingo (25) para  a chegada de um ciclone com vento forte a intenso no Uruguai e no Rio Grande do Sul.  A instabilidade seguirá até quarta-feira (27).
De acordo com o órgão, nas próximas horas uma corrente de jato (corredor de vento) em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia passa a atuar sobre o Estado gaúcho, trazendo ar quente e vento do quadrante Norte que deve ter rajadas em algumas regiões. A temperatura terá forte elevação com calor em algumas áreas. Com isso, a atmosfera se instabiliza em parte do território gaúcho. Já no começo do dia pode ter chuva em pontos próximos do Uruguai, mas será, sobretudo, à noite que a instabilidade afeta um maior número de localidades que antes registram sol e temperatura alta durante o dia. Como a corrente de jato estará mais ativa à noite e a atmosfera no horário vai estar mais quente, o risco de temporais é alto. Há possibilidade de granizo e vendavais, alguns potencialmente severos e com risco de danos.
Na terça-feira (26), principalmente entre a madrugada e de manhã, o cenário se complica mais à medida que uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Ao encontrar o ar quente no Estado o risco de temporais aumenta, especialmente em cidades do Centro para o Norte do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. Uma vez que na madrugada a corrente de jato em baixos níveis estará muito intensa sobre a Metade Norte gaúcha, com vento de até 100 km/h a 120 km/h a 1500 metros de altitude, temporais fortes a severos são um risco. No decorrer da terça, a instabilidade cede na maioria das regiões à medida que começa a se dar o ingresso de ar frio que chegará acompanhado de vento moderado e por vezes forte gerado por um ciclone extratropical no litoral do Uruguai.
(Com informações da Epagri/Ciram e da MetSul Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário